quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Cura pelo Temazcal




Fogo da purificação, vapor das pedras sagradas ,
aroma de ervas, tambores representando a batida do coração,
cordões de preces e tabaco , fundem-se nas canções do sagrado espírito!


É uma tradição milenar usada por nossos antepassados com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo e espírito. A cerimônia é dos primeiros e mais antigos ensinamentos que existem. Vem da origem. E a origem é no ventre de nossa Mãe Terra, uma das primeiras cerimônias que temos na hora de vir a tomar forma, a tomar força, de nos encontrarmos como os quatro elementos e direções, com o Criador, o Grande Espírito.

Representa o ventre da nossa Mãe Terra, de onde se é concebido, onde se é alimentado como semente para chegar a termos a unidade com todos os poderes do Universo. É das primeiras cerimônias entregues ao ser humano e está baseada na benção e purificação, através do líquido sagrado que é a água, através do calor da vida, do vento e do fogo. É uma cerimônia conhecida como a "Cabana das Pedras Anciãs". Usam-se pedras que se solidificaram, após receberem o calor nas entranhas da Mãe Terra e virem à superfície. É uma cerimônia do Fogo Sagrado, onde se relembra primeiro o calor guardado por estas pedras que já foram lava um dia.
Estas pedras são aquecidas e levadas pelo "homem fogo" a uma cabana que representa o umbigo da Mãe Terra. Ali são depositadas e é onde as pessoas se reúnem para as receber. Plantas aromáticas são utilizadas para agradecer e bendizer a vida. Estas plantas são depositadas sobre as pedras, onde liberam a sua essência ao serem aquecidas pelo calor, pelo fogo armazenado nestas pedras. Depois de terem a oportunidade de respirar este aroma, as portas são fechadas e todos juntos compartilham um mistério, uma escuridão, o interior, um momento de profundidade e de união com o Universo. Neste momento a água é depositada sobre as pedras. Aí começamos a nos dar conta de como o Poder se move, porque esta água que cai sobre as pedras, imediatamente nos é retornada de uma forma muito mais leve, em forma de vapor.
Nesta ocasião manifestam e equilibram a medicina, o conhecimento, a sabedoria que podem ser aspiradas. A isto chamamos de "memória do primeiro alento", a memória do momento de quando fomos concebidos. É uma das cerimônias mais antigas, onde recebemos o conselho de nossos antepassados, de como foi que obtemos a vida que temos agora.   


O Ritual da Tenda do Suor, que é integrado por quatro fases distintas. Levando em conta que a tenda é um ventre que gera a vida, um dos modelos que se seguem para estabelecer este ritmo, é o do próprio corpo do ser humano.
Cada fase limpa e fortalece.
A primeira fase está ligada a Terra, está ligado à estrutura óssea, com a sustentação, com os pés e as pernas, com a energia do primeiro chakra, com o nosso corpo material. É o momento de se reconciliar com a natureza interna, com nosso próprio ser, a maneira como evoluímos.
A segunda fase está associada ao elemento água, ao corpo emocional, aos sentimentos. Ao ventre. Somos convidados a perdoar e ser perdoados, a nos liberar os sentimentos de culpa, a lavar as emoções e o coração dos sentimentos adversos.
A terceira fase está ligada ao ar, a inteligência do ser que permite escolher o caminho correto, ao retorno da luz que ilumina tudo, que clareia o caminho para que não tropecemos e avancemos com passo seguro e firme na vida.
A quarta fase está associada ao fogo, a transmutação total, a troca e a regeneração, o que nos permite ressurgir como seres novos do ventre da tenda.
Terra, Água, Ar e Fogo, os quatro elementos, as forças da natureza que integram o ser e se manifestam de forma esplendorosa no ritual da tenda.
Há uma ferida profunda nos seres humanos por estarem separados da Mãe Terra, ferida que pouco a pouco seca e volta estéril a terra e seus filhos. A tenda cura a ferida, vamos retornar a nossa Mãe.    Ahaaaaa!!!!!
Por Sthan Xanniã


                            Benefícios do Temazcal



O vapor começa a subir, elevando a temperatura de forma intensa. Neste momento, através da própria elevação da temperatura do ambiente, as pessoas começam a suar purificando seu corpo e entram em estado alterado de consciência, recebendo visões esclarecedoras. 
Então, experimentamos a conexão com a energia feminina curadora e a Mãe Terra.
Grandes são os benefícios, pois através do suor eliminamos grande quantidade de toxinas nocivas, trabalhamos os nossos medos, fobias, inseguranças e estresses; exercitamos o poder de focalizar uma direção pessoal, clareza e auto controle; desenvolvemos a ligação com nosso "Eu" interior, fonte de toda sabedoria, portanto atingiremos níveis elevados de compreensão e visão, os quais nos possibilitam um reequilíbrio levando-nos à auto cura e a Paz interior. 
Os benefícios físicos que a tenda do suor oferece se estendem a problemas reumáticos, prostáticos, de artrite, hepáticos, do sistema nervoso, problemas digestivos, má circulação, problemas pulmonares e nos brônquios bem como transtornos glandulares como os de tiróide. Por suas características curativas, é um método eficaz para estimular todos os órgãos internos, limpando do nosso corpo uma grande quantidade de toxinas acumuladas por medicamentos e/ou provenientes da própria alimentação, que ainda que seja feita de forma regrada, é sabido que atualmente enfrentamos muitos problemas com a contaminação. 
A tenda do suor é uma terapia poderosa no tratamento de muitas enfermidades e doenças, sejam elas agudas e/ou crônicas. É possível ainda combater o stress e a insônia, além de dinamizar e melhorar os processos mentais sem produzir reações adversas. Estimula todo o sistema hormonal. Funciona como uma faxina sangüínea ao varrer as toxinas e impurezas através do suor, automatizando o sistema circulatório e estimulando as glândulas sudoríparas, auxiliando também, de maneira natural nas deficiências cardiovasculares e no que diz respeito às enxaquecas. Estima-se que em uma hora um adulto normal perde 1 litro de suor, o que equivale na verdade em um quilo de toxinas, ou seja: um dia a menos de trabalho poupado aos nossos rins. 
Limpa e descongestiona os canais nasais e paranasais, graças ao efeito do calor e da inaloterapia, que acontece com o vapor da água somado a fumaça das ervas e flores curativas depositadas nas pedras, durante a cerimônia. Com tudo isso, é possível aliviar os casos de sinusite, catarros, asma, bronquite, enfisemas e demais problemas de ordem pulmonar. 
Ajuda na eliminação de gorduras, que saem por meio do suor juntamente com outros elementos que em desequilíbrio, causam dano ao organismo como ácido úrico, colesterol, triglicéres, e cálcio metastático, que por conseqüência auxilia nos tratamentos de obesidade e de envelhecimento prematuro da pele. 
Elimina o cansaço crônico físico e mental, problemas de má digestão e prisão de ventre, pulmonías, entumescimentos, acalma todo o tipo de dor, descongestiona o sistema linfático e produz notável melhoria na qualidade de vida das pessoas que sofrem de diabetes e hipertensão. 
Muitas mulheres mesoamericanas se banham dentro do Inipi para amenizar os desconfortos trazidos pelo seu período menstrual. Foi comprovada a eficácia da tenda do suor com relação aos cistos nos ovários, evitando desta maneira cirurgias de alto risco. A tenda do suor pode ser utilizada por mulheres que desejam resolver problemas quanto a infertilidade, menstruação, cólicas, gravidez além do próprio parto e a tradicional quarentena posterior a este, bem como estimular a produção do leite materno. 
Segundo Jeanne Achterberg, do ponto de vista físico, há um componente bioquímico - das altas temperaturas corporais febris, que refletem a reação natural às toxinas - relacionado com o sistema imunológico em ação. As elevadas temperaturas da Tenda, podem imitar essa atividade ou induzi-la. Além do mais, o suadouro pode atuar como procedimento esterilizador, eliminando bactérias e vírus e outros organismos que proliferam à temperatura do corpo, mas sensíveis ao calor. 
O crescimento de tumores também pode ser inibido quando a temperatura normal do corpo é significativamente elevada. O calor aplicado aos tumores vem constituindo um tratamento experimental para o câncer em aproximadamente cinqüenta centros médicos nos Estados Unidos. Seymor Levitt, chefe de radiologia terapêutica do Hospital Universitário em Minneapolis, aperfeiçoou o tratamento empregando uma fonte de calor japonesa, que penetra profundamente na pele e aquece o tumor a uma temperatura de 47 graus. 
Aparentemente, o calor não é apenas eficaz para exterminar células cancerosas, mas também torna as células cancerosas sobreviventes mais vulneráveis à radiação e à quimioterapia. 


Fonte: Centro Interior Mandala - Colômbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar:

Share |
Related Posts with Thumbnails

Mudrá

Mudrá
O gesto que outorga o conhecimento

Olho de Hórus

Olho de Hórus

Mestres Ascencionados

Mestres Ascencionados

Ganesha

Ganesha

Ommm Shanti Shanti Shanti ...

Ommm Shanti Shanti Shanti ...

Mãe Gaia

Mãe Gaia

Healing Music Radio - Medite!